O que você precisa saber sobre segurança de alimentos?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Há muitos anos acompanhamos atentos os cuidados com higiene e manipulação dos alimentos. Os modos como são preparados e armazenados os alimentos ajudam a garantir a prevenir contaminação por fungos e bactérias e até possíveis danos de saúde.

A expressão Food Safety ou Segurança dos Alimentos significa a prática de medidas que permitem o controle de agentes que possa promover riscos à saúde. A segurança de alimentos deve ser garantida com esforços combinados de todas as partes da cadeia produtiva de alimentos.

Segurança dos alimentos e a ISO 22000

A ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos, define os requisitos de um sistema de gestão de segurança dos alimentos, abrangendo todas as organizações da cadeia de fornecimento de alimentos, da “fazenda” até a mesa.

Essa é uma norma internacional adequada para qualquer negócio em toda a cadeia de fornecimento de alimentos, incluindo organizações intermediárias, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos, entre outros. Para melhor compreensão da ISO 22000, ela está é dividida em quatro princípios básicos: Programas de Pré-Requisitos (PPR’S), Sistema APPCC/HACCP, Gestão e Comunicação. O objetivo de todos é garantir a segurança ao longo da cadeia.

A ISO 22000 pode ser implantada por qualquer organização, independentemente do seu tamanho. Ao implantar a ISO 22000 a organização perceberá a harmonização das normas nacionais e internacionais numa abordagem dos sistemas de gestão, como determinado pela ISO 9001, por exemplo.

A eficácia do sistema de gestão de segurança de alimentos depende de um gerenciamento cuidadoso e documentado. Com isso, sua empresa será beneficiada não só com o reconhecimento de ter um sistema implementado, mas também com a produção de produtos seguros e de qualidade.

Quer aprofundar seu conhecimento no tema? Clique aqui e acesse nossos cursos >

Para solicitar uma proposta de certificação ISO 22000 clique aqui >

Compartilhe

Sobre o Autor

Comentários no Facebook