Conheça a NR-12 e sua importância na organização

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Neste artigo vamos apresentar as principais informações sobre a Norma Regulamentadora 12 e seu importante papel nas organizações.

A primeira versão da NR-12 foi aprovada em 1978 em razão dos avanços tecnológicos que surgiram na época e teve sua última atualização em 2019. A NR-12 é uma norma do ministério do trabalho que tem como objetivo estabelecer padrões de segurança para operação de máquinas e equipamentos.

A norma visa a segurança em máquinas e equipamentos, de modo a prevenir eventuais incidentes e garantir a integridade dos trabalhadores.

Quais os seus benefícios?

A NR-12 contribui para reduzir os riscos ocupacionais e, consequentemente, os acidentes do trabalho. Quando um colaborador se acidenta, ele é afastado e as limitações de seu corpo podem ser permanentes, deixar sequelas e até ocasionar problemas psicológicos.

Essas consequências para o colaborador têm reflexos para o caixa da empresa, pois as empresas têm que arcar com o afastamento do trabalhador, além dos custos de indenizações e processos trabalhistas. É importante lembrar ainda, dos custos relacionados a redução ou interrupção do processo de produção.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, de 2012 a 2017 foram 315 milhões de dias perdidos no trabalho em função de acidentes do trabalho.

A nova NR-12 estabelece novos requisitos para atendimento e novos prazos para adequação das empresas.

Assim, se faz necessário que as organizações e os colaboradores responsáveis pelo uso de máquinas e equipamentos conheçam e estejam atentos às exigências da norma, evitando problemas desde multas até a ocorrência de acidentes.

Quer saber mais sobre a NR-12? Conheça nosso treinamento e discuta as recentes alterações realizadas na última atualização de 2019. Participe >

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Comentários no Facebook